terça-feira, 10 de junho de 2008

HISTÓRIAS PARA FANTOCHES

O CEGO BARTIMEU




A – Vais sempre à escola dominical?
B – Claro que sim!
A – Sempre?! Sem falhar?
B – Sem falhar… só quando fico doente.
A – Ah!!!! Então o que é que sabes sobre a Bíblia?
B – Sei uma coisa que tu não sabes.
A – O que é quê sabes da Bíblia que eu não sei?
B – Sei quem foi o homem mais feio da Bíblia.
A – Não me lembro da Bíblia falar de alguém feio…
B – Eu não te disse que sabia uma coisa que tu não sabes?
A – E quem era ele? Diz lá quem era o homem mais feio da Bíblia!
B – Chamava-se Bartimeu. E está escrito no Evangelho de Marcos no capítulo 10.
A – Eu conheço essa história e a Bíblia não diz que Bartimeu era feio. A Bíblia nem explica como ele era…
B – Ai isso é que diz!
A – Ai, não diz não! (continuam a insistir)
A – A Bíblia só diz que Bartimeu era cego.
B – Era isso que eu queria dizer! Por ele ser cego é que não era bonito.
A – Parece impossível! E que mais sabes tu sobre Bartimeu? Sabes onde é que ele vivia? B – Vivia na cidade das palmeiras… numa casa em cima de uma árvore.
A – É mentira.
B – Eu sei, eu sei, estava só a experimentar-te!
A – Pois, pois, só queres saber se eu sei… Muito espertinho. E já agora, sabes como se chamava a cidade das palmeiras?
B – Claro, chamava-se Jericó!
A – E também sabias que Jericó significa “ a cidade da lua”?
B – Não, não sabia porquê?
A – Porque havia um culto de adoração à lua naquela cidade.
B – Ah! Já estou a perceber! A lua aparece e eles começas a adorá-la durante toda a noite… Então e quando é que vão dormir?
A – Isso não interessa, o que interessa é que Jesus foi até lá.
B – Para adorar a lua?
A – Não palerma. Ele não ia adorar a lua. Ele criou a lua. Jesus foi lá falar das boas novas do Evangelho.
B – Ai foi?
A – Sim, e quando ia a passar, Bartimeu ouviu-o.
B – Essa parte já eu sei! E disse-lhe: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”.
A – Mas disseram-lhe para se calar…
B – Sim, mas ele ainda gritou mais alto “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”.
A – E sabes o que Jesus fez?
B – Mandou que fossem buscar o homem, depois perguntou-lhe o que é que ele queria.
A – E o que é que Bartimeu respondeu?
B – Não me lembro…
A – Pensa bem… o que é que ele queria?
B – Deixa-me pensar… uma bicicleta!
A – Não palerma… uma coisa ainda melhor!
B – Ah! Já sei, melhor que uma bicicleta só uns patins em linha!
A – Estás a ficar cada vez pior! Ele disse: “Senhor, que eu veja”.
B – Ah! Pois foi! Já me lembro!
A – E Bartimeu começou a ver. Jesus fez um milagre com Bartimeu e também fez milagres em pessoas como nós.
B – Como?
A – Nos dias de hoje as pessoas podem deixar de ser cegos espirituais se entregarem a sua vida a Jesus.
B – Tens razão, mas como?
A – primeiro têm que reconhecer perante Deus que dão pecadores.
B – Certo!
A – Depois tem que pedir perdão a Deus pelos seus pecados
B – O que são pecados?
A – São todas as maldades: mentir, roubar, enganar, bater, desobedecer…
B – Pronto, pronto, já percebi…
A – E por ultimo, precisam de pedir a Jesus que os salve. Só Jesus pode salvar os pecadores porque foi Ele que morreu na cruz e pagou o castigo por todas as nossas maldades.
B – Coitadinho…
A – Ele fez isso porque nos ama muito, mas não ficou morto. Ressuscitou e está vivo no céu, ao lado de Deus o pai.
B – Como é que tu sabes tantas coisas?
A – Por uma razão muito simples. È que eu também venho à Escola Dominical todas as semanas mas não estou a rir nem a conversar durante a lição.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

BELEZA INTERIOR



Maria Linguaruda: Maga! Maga... Zé Carvão, depressa!

Zé Carvão: Oi, o que foi?

Maga: O que aconteceu?

Maria L: Mas, que demora, preciso contar uma coisa pra vocês. Maga: É mesmo? O quê?

Zé Carvão: Fala, fala logo.

Maria L: Tá bom, eu vou falar. Sabe o que é, eu vi uma coisa.

Zé Carvão: Fala logo, Maria. Maga: É fala. Maria L: Eu vi o Gugu chorando.

Maga: Chorando?

Zé Carvão: Ué, mas homem não chora por qualquer coisinha, vai ver que ele está com um problemão!

Maga: É, vai ver que aconteceu alguma coisa.

Maria L: Eu também acho. Porque ele estava chorando de soluçar, me deu uma peninha!

Maga: Mas, eu acho que nós devemos falar com ele, vamos lá ver o que aconteceu. Amigos são pra essas coisas.

Zé Carvão: É isso ai, Maga! Vamos dar uma forcinha pra aquele cara.

Maga: Vamos lá, então... Maria L: Então vamos.

(Saem)

(Gugu entra chorando)

Maria L: Olha lá ele!

Maga: Gugu, você estava chorando?

Gugu: Eu não estava chorando, não.

Maria L: Claro que você estava chorando, nós vimos e ouvimos.

Gugu: Não estava.

Maria L: Tava, tava sim!

Zé Carvão: Tava sim, porque eu também escutei!

Maga: Gugu, não mente. Você estava chorando sim, conta pra nós o que aconteceu.

Gugu: Eu não estava chorando, eu estou chorando... Buá...

Maria L: Nossa Gugu, o que foi?

Maga: O que aconteceu? Conta pra nós, vai.

Gugu: É bem, e é bem é que Be...

Zé Carvão: Pi pa be pó, ei cara você se engasgou?

Maga: Fala logo, Gugu Gugu: Tá legal. Eu descobri que eu sou feio... Buá...

Maga e Maria L: Feio?!!!!

Zé Carvão: Pô cara, até que enfim você se olhou no espelho né!

(Gugu chora)

Maria L: ah! Zé.

Maga: Ah! Gugu eu não acho você feio.

Maria L: Eu também não! Gugu: Não?!

Maria L: Não!

Gugu: Eu sou feio sim, sabe por quê?

Maria e Maga: Por que?

Gugu: Porque tem um monte de coisa errada comigo, começando pela minha boca. Você já viu como ela é grande? Olha só: Aaaaaaaaaaa...

Maga: Ah, Gugu, ter uma boca grande é bom, você pode comer bastante...

Maria L: É e ficar bem gorduchinho.

Gugu: É, e ficar mais feio ainda, né?... Mas, sabe, tem mais...

Maga: Mais?! Maria L: Mais, o que é? Gugu: O meu nariz. Dá uma olhadinha como ele é vermelhão e redondão, eu não gosto do meu nariz!

Zé Carvão: Pô cara, ainda bem que ele é redondo, já pensou se ele fosse quadradão. Hem? É, ia ficar engraçado.

Maga: Ah, Gugu você não sabe que o charme de algumas pessoas está no nariz? É mesmo! Gugu: Só que no meu é que não vai estar, né? Mas sabe tem mais...

Maga: Mais, Gugu? Gugu: Urum...

Maria L: O que é?

Gugu: Ah, meus olhos. Eu queria tanto ter olhos azuis, olhos verdes...

Zé Carvão: Ei rapaz, pára de sonhar!

Maria L: Ah Gugu, sabe de uma coisa? As cores de seus olhos combinam com a cor de seus cabelos!

Gugu: Falando em cabelo, piorou o assunto.

Maria e Maga: Ah, é!!! Gugu: Eu penteio, penteio, penteio, uma vez por semana e não pára no lugar!

Maria L: Uma vez por semana?

Zé Carvão: Nossa! Eu tenho um irmão que é careca e penteia o cabelo todo dia!

Maga: Gugu, eu acho que tem uma coisa errada com você, sim. Mas não é por fora é por dentro!

Gugu: Por dentro, como assim? Maga: Gugu, você não se aceita como Deus te fez. Se Deus te fez assim é porque ele queria que você fosse exatamente assim! E sabe, o mais importante é que nós devemos ser bonitos por dentro, a nossa beleza lá dentro!

Gugu: Como assim?

Maria L: É Gugu, o mais importante é a beleza interior da pessoa!

Gugu: Mas, o que é isso, ser bonito por dentro?

Maria L: Ah, Gugu, é você ser um menino obediente, obedecer ao papai e a mamãe. É você não brigar com os coleguinhas e com os irmãozinhos. É você respeitar os mais velhos!...

Zé Carvão: É, espere aí maria, pra ele conseguir tudo isso e mais um pouco ele tem que ter o coraçãozinho cheio de Jesus!

Maga: É isso mesmo, Gugu. Sabe, pra gente ser bonito por dentro, a gente tem que ter uma experiência bem de perto com Jesus. Um dia na nossa vida, temos que chegar pra Jesus e dizer: Jesus eu te aceito como meu Salvador, vem morar em mim e perdoa todos os meus pecados! Então você pode ser bonito por dentro!

Maria L: É, e ele vai retirar todas as coisas feias do teu coraçãozinho!

Gugu: Eu acho que eu não sou bonito por dentro também! Será que se eu pedir perdão pra Jesus ele vai me perdoar?

Maria L: Ah, claro que vai!

Maga: Claro, faça isso agora mesmo!

Gugu: É, eu vou fazer isso agora! “Querido Jesus, eu peço que o Senhor entre no meu coração e perdoe os meus pecados, faça com que eu possa ser bonito por dentro, mesmo sendo feio por fora, amém!” Todos: Amém...

Gugu: Puxa, já estou me sentindo bonito!

Maria L: Ah, mas você é um gatinho!!!... Gugu: Você acha?

Maria L: Eu acho!

Gugu: Ai, que vergonha!

Maga: Bem, é isso que nós queremos deixar com vocês. O mais importante é como nós somos por dentro, a nossa beleza lá dentro. E sabem, Jesus Ele ama todas as pessoas, não importa como elas são por fora, se são bonitas ou feias...

Maria L: É, se elas são magrinhas ou gorduchinhas...

Zé Carvão: Ou se elas são branquinhas ou pretinhas, assim que nem eu. Ele gosta de todas as pessoas.

Gugu: Ei, eu lembrei daquela musiquinha: Jesus ama a cada um!

Maria L: Isso, então vamos cantar!!!...


(CORINHO TODOS)

Jesus ama a cada um,
cada um
cada um
Jesus ama cada um
Jesus ama a todos.
Ama papai,
ama mamãe,
crente ou não.
Pequeno irmão.
Ama a ti, ama a mim.
Jesus ama todos!
Bom proveito
“E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens” (Cl 3.23)

2 comentários:

  1. olá, sou professora na educação infantil do ensino regular e tbm sou coordenadora do departamento infantil da minha igreja Assembléia de Deus Central, amei esse blog, e gostaria de saber onde e como poderia adquirir os fantoches q tem a Maria Linguaruda, me apaixonei pelas histórias principalmente ao da Maga, e turminha, bjos Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho dedicado a obra de DEUS!

    ResponderExcluir

QUEM É VOCÊ?

DE QUAL ESTADO BRASILEIRO VC È/

NOSSA FAMÍLIA LINDA

CULTO INFANTIL DIA 12/10/08-NA IEQ - BAIRRO NOVA AMÉRICA VILA VELHA

I MOSTRA DE COREOGRAFIAS INFANTO JUVENIL- 27/09/08 .IEQ DE NOVA AMÉRICA - VILA VELHA - E.S

MINISTRAÇÃO NO RETIRO DA IGREJA BATISTA RENOVADA - NO SÍTIO FÉ NA ESTRADA -SETEMBRO DE 2008

MINISTRAÇÃO DO TIO FABRÍCIO - CULTO - I.E.Q BAIRRO CONSOLAÇÃO - VITÓRIA

FESTA DO ESQUISITO

CULTO DE MISSÕES - ABRIL 2008

CULTO DE PÁSCOA -2008

CULTO INFANTIL FEV.2008

CONGRESSO DE LIDERANÇA DO MINISTERIO INFANTIL QUADRANGULAR NO E.S - MAIO DE 2008

CULTO DIA DAS MÃES- MAIO DE 2008

CONFRATERNIZAÇÃO- JANEIRO DE 2008

CULTO DE TALENTOS -NOVEMBRO DE 2007 (em breve mais fotos)

CULTO DIA DAS CRIANÇAS -2007

CULTO MELZINHA ABELHINHA - AGOSTO DE 2007